Projeto Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Os Temas Transversais são questões polêmicas da atualidade que têm um importante papel na formação do cidadão, visto que aborda questões referentes aos valores humanos, pautados nos princípios de justiça, liberdade e solidariedade. Na atualidade constata-se vários problemas sociais, ambientais e econômicos, que exigem enfrentamento. Cabe a escola a educação formal dos educandos, de forma integral, assim é relevante que os temas transversais sejam trabalhados por todas as áreas do conhecimento do currículo escolar. A finalidade desta prática pedagógica desenvolvida com estudantes do Centro Educacional Construindo o Saber Colégio Alta Floresta foi problematizar algumas questões de valores humanos, tais como: o preconceito, a discriminação, a diversidade como riqueza, o diálogo como ferramenta de resolução de conflitos, a necessidade de conservar o ambiente

PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO BOM


 FREITAS, Caroline Dias de
MARQUES, Marilaine de Castro Pereira
PEREIRA, Mariane
SANTOS, Aline Cristina Feldberg dos

Os Temas Transversais são questões polêmicas da atualidade que têm um importante papel na formação do cidadão, visto que aborda questões referentes aos valores humanos, pautados nos princípios de justiça, liberdade e solidariedade. Na atualidade constata-se vários problemas sociais, ambientais e econômicos, que exigem enfrentamento. Cabe a escola a educação formal dos educandos, de forma integral, assim é relevante que os temas transversais sejam trabalhados por todas as áreas do conhecimento do currículo escolar. A finalidade desta prática pedagógica desenvolvida com estudantes do Centro Educacional Construindo o Saber Colégio Alta Floresta foi problematizar algumas questões de valores humanos, tais como: o preconceito, a discriminação, a diversidade como riqueza, o diálogo como ferramenta de resolução de conflitos, a necessidade de conservar o ambiente e cultivar a cultura da paz. A proposta foi desenvolvida numa perspectiva lúdica e interdisciplinar, utilizando uma dramatização que teve como base a história de Chapeuzinho Vermelho, porém com várias modificações, que permitiram reflexões a respeito dos valores humanos. Os personagens da dramatização “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom” estavam caracterizados com roupas e maquiagem e o cenário foi adequado a situação encenada. Após a apresentação fez-se questionamentos sobre os personagens e situações da dramatização, para que os educandos compreendessem que o lobo da história representa pessoas boas, que muitas vezes são injustiçadas; que a diversidade é um fator de riqueza cultural e não um problema; e que é importante cultivar a cultura da paz e da solidariedade. É importante ressaltar que é fundamental trabalhar valores humanos desde os anos iniciais na escola e que este trabalho aconteça de forma interdisciplinar e lúdica. De acordo com depoimentos dos professores e educandos da escola constatou-se que ambos ficaram satisfeitos com a apresentação, pois, ficaram atentos e demonstraram certa euforia diante da história até então desconhecida com aquelas variações.

Última atualização em Sex, 13 de Maio de 2011 16:52